Seguidores

sábado, 25 de abril de 2009

MEU FAZER POÉTICO


“Certo dia um menino encontrou na floresta um pássaro de um lindo canto e o levou para casa.,chegando lá pediu ao seu pai para alimentá-lo.o pai por sua vez diz que não vai alimentar um pássaro tão simples, e o mata.
Com o passaro ele matou a música (poesia) e com a morte da poesia ele matou a si mesmo,para sempre.”(LENDA PIGMÉIA).A poesia é uma experiência religiosa,que me religa ao sagrado,ao divino,ao mistério que em tudo há e nos faz unos em um só Corpo e um só Espírito.
Mergulhar nas águas desse mistério e trazê-lo codificado para o mundo, esse é o oficio do nosso fazer poético ,pois nós, poetas ,somos os médiuns que fazemos essa virtuosa mediação, para assim manter viva a poesia do pássaro, com sua música que nos enternece a alma; nos anima e nina a vida para que ela não se vá e permaneça pulsando em cada pequeno corpo,pétala,ser...pois ela é o Sopro...dessa vida com seus encantamentos que a fazem mágica e feliz, capaz de transformar o mundo. Vida portentosa, que triunfa a cada instante, repleto de sabores, Vida na sua integridade,intensidade e plenitude.

“As coisas tem seu mistério e a poesia é o forte mistério de todas as coisas.”(GARCIA LORCA),A poesia é o substrato do Mistério, ela traduz o indizível,o invisível e para alcançá-la é necessário um aprender a escutar os Resíduos daquilo que só se pode tocar com o coração... Por isso, é necessário sair do tão-comum lugar quadrado,racional, que nos sempre é imposto e entrar no inusitado círculo do fluxo do Mistério que nos é proposto pela POESIA e dançar ciranda,entregar-se a esse bailar onde a alma pode se comunicar e assim alcançar o que está além das formas palpáveis e que nos une a tudo através dessa invisível teia poética.

Para alcançar a poesia é preciso “ir além da margem do rio” mergulhar em suas águas caudalosas e sentir na boca e nos poros seu sabor; provando assim de um sentir miraculoso que está próximo e ao nosso alcance a todo instante: “O Reino de Deus está próximo” e só necessita da devida entrega para que possamos tocar e desvendar esse Reino de múltiplas moradas,escolher dentre elas um abrigo que nos aqueça e proteja, a cada vez que adentramos os seus portais.

”Quem tem ouvidos pra ouvir que ouça”.essa é a grande exigência: aprender a ouvir e escutar o Mistério,tornar-se íntimo dele,acarinhar seu corpo e, com ele comungar da essência milagrosa e promissora que nos dá Vida.

Quando escrevo, sou instrumento desse milagre, que através de mim, revela o irrevelável,diz o indizível e me faz servir ao invisível tornando-o visível por meio de imagens reveladoras de inúmeras belezas, só possíveis de virem à tona por meio da Poesia, que nos faz transcender,ir além,nos faz livres pra tocar a eternidade de cada instante,e, que por meio dela nos religamos a Totalidade Cósmica.

FABIANA GUIMARÂES ROCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário