Seguidores

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Homenagem ao grande poeta e escritor Bartolomeu Campos Queirós




Bartolomeu Campos de Queirós

E o silêncio do mundo nos acorda perguntas que exigem cuidados ao respondê-las, sem ferir seus segredos, protegendo seu alumbramento. Perguntar é querer saber mais.

E não se vive sem respostas. Se reinventadas, maiores riquezas se acrescentam ao mundo. A bênção Bartolomeu Campos de Queirós!


Bartolomeu Campos de Queirós recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Jabuti, maior condecoração literária do país, e o prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil de 2008. Bartolomeu foi, além disso, finalista em 2010 do prestigioso prêmio internacional Hans Christian Andersen de Literatura Infantil.


O prêmio Ibero-americano SM reconheceu "a transcendência de sua obra que se manifesta na profundidade dos temas abordados, o respeito pelo leitor, os desafios que teve de enfrentar, seu compromisso com a arte literária sem concessões e o caráter poético e filosófico de sua obra".


Nascido no município de Papagaios (Minas Gerais), mestre e crítico de arte, trabalhou em diversos projetos de incentivo à leitura patrocinados pela Biblioteca Nacional e pelo Governo de Minas Gerais. Estreou na literatura em 1974 com "O peixe e o pássaro" e desde então escreveu mais de 40 títulos infantis, alguns dos quais foram traduzidos para o espanhol, inglês e dinamarquês.


Campos de Queirós foi autor também de livros premiados como "Onde tem bruxa tem fada" (1979) e "Até passarinho passa" (2004) e diversas obras que estão na lista que o Governo brasileiro enviou às bibliotecas escolares para promover a leitura. (Uol Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário